quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Relembrar

Hoje estive a ler umas coisas na internet e lembrei-me da "Carta da Ana"...
Para quem ainda não conheçe:
"Querida leitora, permita que me apresente. O meu nome ou como sou chamada, pelos "médicos" é Anorexia. Anorexia Nervosa é meu nome completo, mas tu podes chamar-me apenas de Ana. Felizmente nós podemo-nos tornar grandes amigas. No decorrer do tempo, eu vou investir muito tempo em ti, e eu espero o mesmo da tua parte.

No passado ouvias os teus professores e os teus pais a falar sobre ti. Diziam que tu eras madura, inteligente, e que tinhas muito potencial. Agora eu pergunto, onde tudo isso foi parar? Absolutamente a lado nenhum! Tu não és perfeita, não tentas o suficiente! Tu perdes muito tempo a pensar e a falar com amigos! Logo, esses atos não serão mais permitidos.
Os teus "amigos" não te entendem, eles não são verdadeiros. No passado, quando inseguramente tu lhes perguntavas se estavas gorda eles diziam "Não, claro que não!", tu sabias que eles estavam a mentir! Só eu digo a verdade! E sem falar nos teus pais...! Tu sabes que eles te amam e se importam contigo, mas uma parte é porque eles são pais, e são obrigados a isso. Eu vou-te contar um segredo: Bem no fundo, eles estão desapontados contigo. A filha deles, que tinha tanto potencial, se transformou em uma gorda, estúpida e sem merecimento de nada!
Mas eu vou mudar isso.

Eu espero muito de ti. Tu não terás permissão para comer muito. Vou começar devagar: diminuindo a gordura do teu corpo, fazendo com que leias tabelas de nutrição, cortar doces e fritos, etc. Por um tempo os exercícios serão simples: corridas, talvez exercícios localizados. Nada de muito excessivo. Talvez percas alguns quilos. Tens de tirar a gordura deste teu estomago de obesa! Mas não irá demorar muito até eu dizer que não está bom o suficiente.

Eu vou fazer-te diminuir calorias consumidas e vou aumentar a carga dos teus exercícios. Vou-te forçar até o limite! Eu preciso de fazer isso, pois tu não me podes derrotar! Eu estarei a colocar-me dentro de ti. Eu vou estar lá quando tu acordares de manhã e fores a correr para a balança. Os números começam ser amigos e inimigos ao mesmo tempo, e tu, no pensamento rezas para que eles sejam menores do que ontem à noite. Olhas-te ao espelho com nojo. Fica enjoada quando vês tanta banha nesse teu corpo, e sorris quando começam a aparecer os teus ossos. E eu estarei lá quando tu começares a pensar nos planos do dia: 400cal e 2h de exercícios. Sou eu quem está a ajudar-te a fazer esses planos, pois agora os meus pensamentos e os teus pensamentos estão juntos como um só.

Eu irei seguir-te durante o dia. Na escola, quando começares a pensar em comida, eu irei dar-te alguma coisa para pensar! Recontar as calorias consumidas do dia. Elas são muitas. Eu vou encher a tua cabeça com pensamentos sobre comida, peso e calorias. Pois agora, eu realmente estou a conseguir controlar-te. Eu sou a tua cabeça, o teu coração e a tua alma. A dor da fome, que tu finges não sentir, sou eu dentro de ti!

Logo, eu não vou estar a dizer-te o que fazer com a comida, mas o que fazer o tempo todo! Sorri, apresenta-te bem. Diminua esse corpo gordo, porra! Jesus, tu és realmente uma vaca gorda!!! Quando as horas das refeições chegarem, eu vou dizer-te o que fazer. Quando tiveres um prato de alface á tua frente, será como uma refeição de rei! Empurra o prato da comida! Faz uma cara de cheia...Como se já tivesses comido! Se tu comeres, todo o trabalho será destruído...E tu queres isso? Ser de novo aquela vaca gorda que tu eras? Forço-te a ver uma revista de modelos. Aqueles corpos perfeitos, magros, dentes brancos, essas modelos perfeitas encaram-te pela página da revista e eu faço-te perceber que tu nunca será uma delas. Tu serás sempre gorda, e nunca vais ser tão bonita quanto elas! Quando te olhares ao espelho, eu vou distorcer a tua imagem, e mostrar-te uma lutadora de sumo mas na verdade existe apenas uma criança com fome.

Às vezes tu vais ser rebelde. Felizmente não com muita frequência. Vais dar força aqueles últimos pensamentos, e talvez entrar naquela cozinha horrível! A porta vai se abrir devagar, tu vais abrir a porta do armário e colocar a tua mão naquele pacote de bolachas, vais simplesmente comê-lo todo, sem sentir gosto nenhum. Farás isso pelo simples facto de quereres estar contra mim. Tu procuras por outra caixa de bolachas, e outra e outra. O teu estomago está cheio de massa e gordura, mas tu não vais parar ainda! Eu vou estar o tempo a gritar para que páres, sua vaca gorda! Tu realmente não tens controle, vais engordar!

Quando acabares, vais vir desesperada para mim de novo, vais-me pedir conselhos porque não queres ficar gorda! Quebras-te uma regra e comes-te, agora queres-me de volta. Eu vou-te obrigar a ir á casa de banho, ajoelhada e a olhar para a sanita! Os teus dedos vão para dentro da tua boca, e com uma boa quantidade de dor, a comida vai sair toda. Vais repetir isso varias vezes, ate que não consigas mais, e saibas que aquela comida saíu! Quando tu te levantares, vais sentir tonturas. Não desmaies! Fica em pé! Sua vaca gorda! Mereces sentir dor!

Talvez a escolha de te fazer ficar cheia de culpa vai ser diferente. Talvez eu escolha fazer-te encher de comprimidos, e tu vais ficar sentada na sanita até altas horas da manhã sentindo o teu estomago revirar-se, ou talvez eu faça com que te mutiles! Eu quero ver sangue, quero ver ele cair pelo teu braço, e nesse mesmo segundo, vais perceber que mereces qualquer tipo de dor que eu te dê! Vais ficar deprimida, obsecada, com dor, ninguém vai notar. Quem se importa?!?!? Tu mereces!

Ah, isso é muito doloroso? Não queres que isso te aconteça? Eu sou injusta? Eu faço coisas que apenas te vão ajudar! Eu vou fazer o possível para parares de pensar em coisas que te causem stress. Pensamentos de raiva, tristeza, desespero e solidão podem ser anulados, pois eu vou tira-los da tua mete, e enche-la com contas metabólicas de calorias. Vou-te tirar a vontade de sair com pessoas de tua idade, e tentar agradar a todos eles. Pois agora eu sou a tua única amiga, eu sou a única que vais precisar de agradar!

Mas nós não podemos contar isto a ninguém! Se tu decidires o contrário e contar como te faço viver, o inferno vai voltar! Ninguém pode descobrir, ninguém pode destruir esta concha que eu tenho andado a construir contigo!
Eu farei-te magra, perfeita, minha criança lutadora! Tu és minha, e só minha! Sem mim tu não és ninguém! Então, não me contraries. Quando as pessoas comentarem, ignora-os! Esqueçe-te deles! Todos querem que tu me deixes. Eu sou o teu melhor apoio, e pretendo continuar assim.

Com sinceridade, Ana."


Para mim esta carta é o resumo de inicio da Anorexia. As coisas acontecem mesmo como está aí escrito.

Estive a ver outras coisas também... Há tanta gente que pensa no mesmo que eu e partilha o que sente na internet...

*****Tenho fome. Comi quando cheguei a casa mas depois fui vomitar tudo... Senti uma culpa tão grande depois de ter comido que senti-me obrigada a "deitar fora" o que tinha comido./// Uma fucionária lá da escola disse-me "Tu merecias era ficar vários dias numa casa fechada sem comida nem água", fiquei mesmo magoada, e com lágrimas nos olhos... :'c*****
Tenho saudades dele... Hoje era para ir ter com ele (ia faltar ás aulas da tarde), mas não fui. Talvez ele também não me quizesse ver...

"Sinto falta de me olhar ao espelho e não sentir vergonha."
"Ninguém me suporta por muito tempo."
"Sociedade: És um problema para todos, louca .
Pensamentos: Tu és gorda, não prestas, és feia e vais viver sozinha!
Pais: Tu decepcionas-nos cada vez mais!
Espelho: Olha que coisa horrível que tu és!
Balança: porca inútil, não páras de comer!
Professores: Olha as tuas notas, és um desastre!
Depressão: Eu nunca te vou deixar ser feliz de verdade!
Bulimia: Vamos, tu és uma baleia, corre para a casa de banho, já!
Anorexia: Só mais alguns dias sem comer e serás perfeita!
Lâmina: Vem, eu estou contigo, nunca te vou deixar! Vamos aliviar essa dor toda..."
"Eu tenho uma sensação meio amarga, de fracasso. Entendes? É como se tivesse a obrigação de ter sido ou tentado ser outra pessoa." - CF
“Não gosto muito dessas pessoas dramáticas e sensíveis ao extremo, até que olhei para o espelho e me deparei com alguém assim.”

Sem comentários:

Enviar um comentário